Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Casamento Civil Online


Olá! Na semana passada falei sobre um dos momentos difíceis que em geral enfrentamos na vida: o momento de deixar a casa dos pais. Quando nos casamos temos de nos atirar a esse aprendizado, renunciando não só ao aconchego, mas também às mordomias que nunca faltaram. Os pais também sofrem com a ausência dos filhos no início, mas tudo isso é temporário e logo podemos observar que após algum tempo nenhum dos dois lados sentem mais o desejo de que as coisas voltem como eram antes, pois percebem como é gostosa a privacidade e a liberdade. Para ver a matéria clique aqui.


Recentemente publiquei uma matéria intitulada “O Casamento Civil”, onde procurei orientar os nubentes sobre procedimentos, documentação, tipos legais de casamentos e outros. No passado, bastava a realização de um casamento religioso com testemunhas e pronto. Os pombinhos já estavam legalmente casados. Acredite se quiser mas isso faz parte de um passado não muito distante do Brasil. Hoje em dia, mesmo que você realize um casamento religioso espetacular,
com todos os ritos necessários (celebrado pelo papa, rs!), na presença de quinhentos convidados, várias testemunhas e transmitido ao vivo por canais de TV ou internet, ainda assim você continuará solteira se não der atenção especial a um pequeno detalhe que é o Casamento Civil. Tratar deste assunto pode não ser tão divertido quanto experimentar vestidos e fazer testes de maquiagem, mas é de vital importância. Mas relaxa! Toda a documentação inerente ao processo de casar já pode ser tratada online. Portanto, fique ligada!


No dia 05/02/2009 entrou em funcionamento o “Portal Civil Online", uma iniciativa do Ministério da Justiça que permite requerer ou iniciar, através da Internet, atos de registro civil de forma rápida, cômoda e segura.


 
O "Casamento Online" é um serviço que permite aos cidadãos dar início ao processo de casamento a partir de sua casa ou de qualquer outro local com acesso à Internet, a qualquer hora e sem necessidade de se deslocar ao cartório.

Para utilizar o serviço é necessário que os noivos acessem o portal "Civil Online" e, através do seu
Cartão de Cidadão, se autentiquem eletronicamente através de um código PIN, garantindo toda a segurança no processo. Após a realização do pedido por um dos noivos e a confirmação pelo outro, o Serviço de Registros entra em contato com os noivos para confirmar a data de casamento e outras informações.


É isso aí minha amiga! Assim fica fácil não é mesmo? Mas antes avalie bem a situação para ter certeza se este método realmente lhe convém. Apesar de este sistema facilitar a vida das pessoas, eliminando as idas ao cartório e toda aquela burocracia, ressalto que este tipo de procedimento acaba por eliminar também certa carga simbólica deste ritual. Mas, se por outro lado, você não faz questão de seguir tradições nem certos valores, então este serviço é para você. Aproveite!

Fique ligada! Um grande abraço e até semana que vem.





0 comentários:

Postar um comentário