Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Regras de Etiqueta - Utilizando Talheres


Quem já não entrou em pânico ao ver um grande número de talheres colocados na mesa junto ao prato ? Medo de errar, de se confundir, e do risco de outras pessoas perceberem.
Clique na imagem para ampliar
Mas, anime-se ! Há uma regra geral bem simples. O primeiro talher a ser usado é sempre o que está mais afastado do prato. Mas, apesar dessa regra simples, é aconselhável conhecer os vários tipos de talheres e para quais pratos eles são usados, pois alguns talheres poderão ser retirados pelo garçom ou substituídos por outro tipo, dependendo do prato escolhido para a refeição.
O uso dos talheres segue, normalmente, as normas da etiqueta européia:

1 - Garfo sempre na mão esquerda, faca na direita; caso não consiga manusear corretamente o garfo com a mão esquerda, poderá “trocar” as mãos de forma discreta, ou seja, corte o alimento, descanse a faca no prato, pegue o garfo com a mão direita e leve-o à boca. Enquanto não se utilizar da faca, mantenha-a apoiada no prato.

2 - Faca só se usa para cortar; não utilize-a para ajudar a colocar a comida sobre o garfo.

3 - Legumes, croquetes ou tortas não devem ser cortados, mas partidos com o garfo.

4 - Quando garfo e faca não estiverem sendo usados, devem ser colocados sobre o prato, e nunca com o cabo apoiado na mesa.
5 - Terminada a refeição, coloque garfo e faca lado a lado, sobre o meio do prato no sentido vertical.


De qualquer forma, se você não tiver prática em manusear talheres e copos, ou mesmo alguma dúvida, observe discretamente como o anfitrião o faz.
“Quando em Roma...”

0 comentários:

Postar um comentário