Olá! Na semana passada falamos sobre a importância de se contratar uma boa empresa de Assessoria para Casamento, antes de se aventurar em meio a tantas ofertas e detalhes. Para ver a matéria, clique aqui. Esta semana gostaria de expor-lhe algumas dicas básicas sobre como definir o local ideal para a cerimônia e/ou recepção, pois todas as decisões tomadas sobre estes locais terão grande influência na tomada de decisões sobre todo o resto, portanto, fique ligada!
Atenção! Os procedimentos abaixo deverão ser realizados com no mínimo 12 meses de antecedência da data desejada para a realização do seu evento. A saber:
1) Defina a localização ideal – se os familiares e convidados do seu noivo residem longe seus familiares e dos seus convidados, o ideal é pesquisar os espaços para a cerimônia e a recepção dentro de uma cidade ou bairro que se encontre no meio do trajeto entre os dois, de modo que as distâncias favoreçam aos dois lados. Atente para este detalhe, pois são os convidados que darão brilho ao seu grande dia. Esteja atenta às necessidades deles e não somente às suas;
2) Defina uma média de convidados - a regra aqui é simples: espaço muito grande para poucos convidados, idéia de “casa vazia”; espaço muito pequeno para muitos convidados, desconforto; espaço compatível com o número de convidados, conforto e idéia de “casa cheia”;
3) Selecione o Espaço para a Cerimônia e para a Recepção – algumas igrejas oferecem estrutura para a recepção, assim como muitos espaços para recepção oferecem estrutura para cerimônias. Prefira um local onde seja possível a realização dos dois. Se o local da cerimônia estiver muito distante do local da recepção, você poderá correr o risco de alguns convidados, por questões de logística, comparecerem em um e não comparecerem no outro. Em último caso, escolha um local para a cerimônia bem pertinho do local para a recepção ou vice-versa;
4) Realize uma visitinha técnica – o local escolhido oferece uma boa iluminação e gerador de energia? Existem sanitários em quantidade satisfatória para o número de convidados? O local está equipado com equipamentos para incêndio, saídas de emergência e atende às normas de segurança? Possui estacionamento com número de vagas suficientes? Possui vigilantes? O mobiliário atende bem a todos os convidados? A legislação local permite a realização de eventos como este no horário escolhido? O espaço oferece outros serviços como buffet, decoração, som, etc? É um local de fácil acesso? Aqui o mais importante é ter em mente que a segurança, e a integridade física de todos devem estar acima de tudo;
5) Analise as questões jurídicas – Solicite a minuta contratual e peça para ver o Alvará de Funcionamento e o Alvará dos Bombeiros; Verifique se o espaço possui o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) em dia; A Internet pode ser uma ferramenta muito útil em se tratando de pesquisas sobre a idoneidade do espaço escolhido;
Por último devo acrescentar: não assine nada sem antes, ler, reler e entender. Se achar tudo isso muito chato e complicado, contrate uma boa empresa de Assessoria para Casamento e deixe que ela cuide de tudo isso por você.
Fique ligada! Um grande abraço e até semana que vem!
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