Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como surgiu o filtro de café?


Quem, pelo menos uma vez na vida, não apreciou uma boa xícara de café ? Seja encorpado, amargo, adocicado, aromatizado com especiarias. Coado de forma tradicional, em cafeteiras elétricas, ou mesmo os maravilhosos expressos com chantilly e um leve toque de canela ?

Em junho de 1908 em Dresden, uma pequena cidade ao norte da Alemanha, a senhora Melitta Bentz, uma tranqüila e comum dona-de-casa apaixonada por café, ocasionalmente recebia queixas de seu marido quanto ao gosto do café que era servido, variando muito e, às vezes, apresentava até mesmo um leve sabor de mofo.


Parou para analisar o problema, e chegou à conclusão que o causador deveria ser o coador de pano utilizado para coar. Ele deixava passar um pouco do pó e, por ser usado inúmeras vezes, continha resídua impregnados no tecido dos cafés já coados anteriormente, alterando o sabor da bebida.

Com a visão lógica de uma dona de casa, a senhora Melitta buscou uma solução para resolver o problema. No fundo de uma caneca de latão fez vários furos, recortou um pedaço redondo de mata-borrão e usou-o para cobrir o fundo. No momento em que eles colocaram o café no papel, ele saiu coado e sem restos de grão.

Nasceu o primeiro Filtro Melitta do mundo. Um café mais gostoso, com sabor sempre igual e agradável de tomar, entrou para a história. E, assim que atingiu o seu objetivo, precavida, a primeira coisa que a senhora Melitta fez foi patentear sua invenção que ia revolucionar o mundo!

O casal Bentz resolveu então comercializar o novo sistema numa loja de artigos domésticos de oito metros quadrados. A escalada incessante teve início na Feira de Amostra de Leipzig, quando se realizou a primeira venda de 1.250 porta-filtros de alumínio com filtros de papel. E no dia 15 de dezembro de 1908, com seu marido e os dois filhos como funcionários, Melitta fundou a empresa homônima que hoje todos conhecem.

0 comentários:

Postar um comentário