Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Aprenda a fazer Pizza !


Pizza é o tipo de refeição que consegue reunir amigos, família, crianças... Pode ser servida no almoço, no jantar, no lanche, em uma festa informal... Tem cara de domingo, de sábado, de dia de semana à noite.
Combina com tudo ! E agrada à maioria. Dá até para brincar com vários sabores para deixar a reunião mais gostosa e divertida.

Massa para Pizza
Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos, aproximadamente
Rendimento: 3 discos de pizzas de massa fina

Ingredientes
45g de fermento fresco para pão
250 ml de água morna
1 colher (sopa) bem cheia de gordura de porco em temperatura ambiente
500g de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) rasa de sal
Dissolva na água morna o fermento fresco para pão e a gordura de porco, até ficar bem dissolvido.

Modo de Preparo
Vá acrescentando farinha de trigo aos poucos, sempre misturando bem. Após colocar uma boa quantidade de farinha, acrescente o sal. Continue colocando a farinha, até que seja necessário sovar a massa no granito. Sove sem secar demais, não ultrapassando o limite de 450 g de farinha de trigo. Se for menos que essa quantidade, melhor.
Divida a massa em 3 partes, boleie, faça uma cruz em cada uma delas, e reserve.
Cubra com filme plástico, e coloque um pano de prato passado a ferro ou mesmo um cobertor por cima, para manter quentinho. Espere a massa dobrar de volume.

Pegue 1 bola, amasse sobre o granito levemente enfarinhado e abra com o rolo. Você define a espessura. Essa massa fica bem leve e elástica, e dá até para abrir na palma da mão caso não queira usar o rolo.
Sobre uma forma própria para pizza, polvilhe levemente com farinha de trigo. Deite a massa já aberta e leve para pré-assar em forno aquecido. A massa estará no ponto quando ficar “inflada” (bolhas de ar) e quase assada, ainda com a borda bem clarinha.

Retire do forno e cubra com o recheio que mais lhe agradar. Leve de volta ao forno para assar o recheio. Sirva em seguida, quentinha.
Para as pizzas salgadas tradicionais, cubra o disco com molho de tomate e distribua os sabores; mozzarella, presunto, lombo canadense, abobrinha, escarola, camarão,...

Se a pizza for doce, use como “molho” uma camada bem fina de doce-de-leite, leite condensado, ou mesmo Nutella (dependerá do tipo de cobertura que irá fazer). Aí é só usar a criatividade... Brigadeiro, banana ou maçã com canela, arroz doce, morango... Se finalizar com algum creme tipo chantilly ou com sorvete, lembre-se de colocá-los somente no momento de servir.

0 comentários:

Postar um comentário